ALBÂNIA Euro 2016
A Albânia é uma das seleções teoricamente mais fracas do Europeu 2016 e será uma enorme surpresa se conseguir passar às oitavas de final. Apesar de ocuparem uma pequena região da zona dos Balcãs, os albaneses são fanáticos por futebol e tentarão dar uma boa imagem da equipa, naquela que é a sua estreia absoluta em torneios desta dimensão.
- Alcunha: As águias
- Treinador: Gianni De Biasi
- Jogador Chave: Lorik Cana
- Presenças nas Eurocopas: 0
- Melhor prestação nas Eurocopas: Estreia no Euro 2016
- Ranking FIFA: 36.º (746 pontos)
- Ranking SuperAposta: 1 estrela
- Odds: 300/1 (hipóteses de vitória no Euro 2016)
Pontos Fortes
O conjunto é o principal ponto forte de uma equipe que não tem estrelas de renome internacional. Uma boa organização defensiva (apenas 5 gols “encaixados” na fase de qualificação) e a capacidade de distribuir os gols marcados por toda a equipe, são igualmente trunfos dos albaneses. Para além disso, a Albânia não tem nada a perder ou a provar, pelo que isso poderá jogar a seu favor.
Pontos Fracos
A falta de experiência internacional de seus jogadores ou da sua seleção em torneios desta dimensão poderá ser “fatal” à Albânia. As águias não têm também nenhum “desequilibrador nato” no seu elenco e não demonstram grande criatividade ofensiva.
Principais Jogadores
O nome mais conceituado desta equipa é sem dúvida o de Lorik Cana. O meia/defensor de 31 anos que já passou por clubes como o PSG, o Marselha, o Sunderland, o Galatasaray, a Lazio, ou o Nantes, onde alinha atualmente, é o capitão e a principal referência da Albânia. Cana tem atuado atualmente no centro da zaga, onde a sua experiência, voz de comando, posicionamento e capacidade de desarme têm feito a diferença.
Referência ainda para Berisha, guardião que atua ao mais alto nível na Lazio, e para a jovem estrela em ascensão Rey Manaj, avançado de apenas 19 anos que integra o elenco principal do Inter de Milão. Jogador rápido com bons pés e ótimo jogo aéreo, que tem um potente remate e já foi inclusivamente comparado a Zlatan Ibrahimovic. Mas a sua franqueza têm sido os constantes conflitos com árbitros e treinadores.
Grupo
A Albânia ficou colocada no grupo A, juntamente com a anfitriã França, Suíça e Roménia. Os albaneses são claramente os “patinhos feios” do grupo e muito dificilmente conseguirão chegar à próxima fase da prova, mas o facto de serem considerados os menos favoritos poderá jogar em seu benefício.
Qualificação
Os albaneses surpreenderam tudo e todos no grupo I da fase de qualificação, alcançando a 2.ª colocação com 14 pontos, ficando atrás de Portugal mas à frente de equipes como a Dinamarca ou a Sérvia.
Para além do excelente registo de apenas 5 golos sofridos, as águias têm também como “cartão de visita” o triunfo histórico alcançado em Portugal, por 0 a 1, logo na rodada inaugural.
Histórico em Eurocopas
A Albânia faz a sua estreia absoluta em fases finais de campeonatos da Europa. Albaneses que também nunca participaram em qualquer Mundial.
23 Convocados
Eis a lista completa dos 23 convocados:
- Goleiros: Etrit Berisha (Lazio/Itália), Alban Hoxha (FK Partizani) e Orges Shehi (KF Skenderbeu);
- Defensores: Arlind Ajeti (Frosinone/Itália), Naser Aliji (FC Basileia/Suíça), Mergim Mavraj (Colónia/Alemanha), Lorik Cana (FC Nantes/França), Elseid Hysaj (Nápoles/Itália), Ansi Agolli (Qarabag/Azerbaijão) e Frédéric Veseli (FC Lugano/Itália);
- Meias: Ledian Memushaj (Pescara/Itália), Ergys Kace (PAOK/Grécia), Andi Lila (Janina), Migjen Basha (Como/Itália), Odise Roshi (Rijeka/Croácia), Burim Kukeli (FC Zurique/Suíça), Ermir Lenjani (FC Nantes/França), Taulant Xhaka (FC Basileia/Suíça) e Amir Abrashi (Friburgo/Alemanha);
- Atacantes: Bekim Balaj (Rijeka/Croácia), Sokol Cikalleshi (Basaksehir/Turquia), Armando Sadiku (FC Vaduz/Liechtenstein) e Shkelzen Gashi (Colorado Rapids/Estados Unidos).
11 Provável da Albânia no Euro 2016
Leia ainda:
Faça já sua SUPERAPOSTA no EURO2016