Áustria Euro 2016
A seleção austríaca de futebol nunca esteve tão bem cotada nas casas de apostas e no ranking FIFA, onde neste momento ocupa a 10.ª posição, quando o melhor que tinha alcançado até então havia sido um 17.º lugar, no longínquo ano de 1999. A Áustria é uma das mais fortes candidatas a ser uma das agradáveis surpresas do torneio.
- Alcunha: Equipe maravilha
- Treinador: Marcel Koller
- Jogador Chave: David Alaba
- Presenças em Eurocopas: 1
- Melhor prestação em Eurocopas: Fase de Grupos (2008)
- Ranking FIFA: 10.º (1021 pontos)
- Ranking SuperAposta: 3 estrelas
- Odds: 40/1 (hipóteses de vitória no Euro 2016)
Pontos Fortes
Para além de contar no seu elenco com valores individuais de renome internacional, como são os casos de David Alaba e Marko Arnautovic, o forte coletivo e a boa organização defensiva são os principais trunfos desta seleção.
Pontos Fracos
A pouca experiência em competições de maior envergadura é a principal fraqueza desta equipa, que foi sempre eliminada na fase de grupos nos três grandes torneios onde participou (dois Mundiais e um Europeu, em 1990, 1998 e 2008, respetivamente).
Principais Jogadores
Ninguém fica indiferente à capacidade goleadora de Marc Janko, que alinha nos australianos do Sydney FC, ou à criatividade de Marko Arnautović, que brilha na Premier League ao serviço do Stoke City, mas é indiscutível que a estrela maior desta equipa é David Alaba.
O polivalente jogador do poderoso Bayern Munique, é “pau para toda a obra” neste conjunto e tem um fantástico currículo que fala por si só. Alaba venceu nos últimos quatro anos o título de melhor jogador austríaco da atualidade, três “dobradinhas” na Alemanha, uma Liga dos Campeões e um campeonato Mundial de clubes.
Refira-se ainda que do provável onze titular da Áustria, oito atletas alinham ao serviço de equipas da Bundesliga.
Grupo
A Áustria é a par da equipa portuguesa a grande favorita a chegar aos oitavos de final do Europeu 2016, num grupo F que conta ainda com a presença da estreante Islândia e da Hungria.
Qualificação
Esta é talvez a melhor “carta de apresentação” desta seleção. A Áustria fez uma brilhante fase de qualificação, conseguindo assegurar o 1.º lugar do grupo G, com um total de nove triunfos e apenas um empate, totalizando 28 pontos. Um registro apenas superado pela equipe da Inglaterra, que conseguiu amealhar 30 pontos.
Com 22 gols marcados e apenas 5 sofridos em 10 partidas realizadas e superando equipes como a Rússia, Suécia, Montenegro, Liechtenstein e Moldávia, a Áustria provou ser um time a ter em conta.
Histórico em Eurocopas
A Áustria apenas por uma vez participou numa fase final de um campeonato da Europa. Aconteceu em 2008 e o fez na condição de anfitriã, juntamente com a Suíça. Neste torneio, os austríacos não conseguiram passar da fase de grupos, onde perderam para a Croácia e Alemanha pelo mesmo resultado (0-1) e empataram a um gol com a Polônia.

Alaba, que no Bayern cosutma de jogar de lateral esquerdo, na Áustria é ainda mais polivalente. Sendo o melhor jogador da seleção, costuma atuar em diversas posições, mas, inicialmente, deve jogar de volante
23 Convocados
Eis a lista dos 23 nomes convocados para o Euro 2016:
- Goleiros: Robert Almer (Austria Viena), Heinz Lindner (Eintracht Frankfurt – Alemanha) e Ramazan Ozcan (Ingolstadt 04 – Alemanha)
- Defensores: Aleksandar Dragovic (D. Kiev – Ucrânia), David Alaba (Bayern Munique – Alemanha), Florian Klein (Estugarda – Alemanha), Gyorgy Garics (Darmstadt 98 – Alemanha), Martin Hinteregger (Borussia Moenchengladbach – Alemanha), Christian Fuchs (Leicester City – Inglaterra), Kevin Wimmer (Tottenham Hotspurs – Inglaterra) e Sebastian Prodl (Watford – Inglaterra)
- Médios: Valentino Lazaro (Red Bull Salzburg), Jakob Jantscher (Lucerna – Suíça), Marcel Sabitzer e Stefan Ilsanker (Leipzig – Alemanha), Julian Baumgartlinger (Mainz 05 – Alemanha), Markus Suttner (Ingolstadt 04-Alemanha) e Zlatko Junuzovic (Werder Bremen – Alemanha)
- Atacantes: Alessandro Schopf (Schalke 04 – Alemanha), Lukas Hinterseer (Ingolstadt – Alemanha), Martin Harnik (Estugarda – Alemanha), Rubin Okotie (TSV 1860 Munique – Alemanha), Marc Janko (Basileia – Suíça) e Marko Arnautovic (Stoke City – Inglaterra)
11 Provável do Polónia no Euro 2016
Leia ainda:
Faça já sua SUPERAPOSTA no EURO2016