BÉLGICA Euro 2016
A Bélgica lidera neste momento o Ranking FIFA, pelo que as expetativas que giram em torno desta seleção são enormes. Uma das mais fortes candidatas a conquistar o troféu, logo a seguir às favoritas Alemanha, França e Espanha.
- Alcunha: Diabos Vermelhos
- Treinador: Marc Wilmots
- Jogador Chave: Eden Hazard
- Presenças nas Eurocopas: 4
- Melhor prestação nas Eurocopas: Final (1980)
- Ranking FIFA: 1.º (1494 pontos)
- Ranking SuperAposta: 4 estrelas
- Odds: 10/1 (hipóteses de vitória no Euro 2016)
Pontos Fortes
Os pontos fortes desta equipe são vários e diversos. Bem orientada pelo ex-atleta da seleção Marc Wilmots, esta formação tem jogadores de categoria internacional em todos os setores. Um plantel rico em qualidade e quantidade. É a geração de ouro de um país que tem vindo a produzir muitos talentos com projeção Mundial, estando o expoente máximo bem representado em Eden Hazard e Kevin De Bruyne, aqueles que mais podem desequilibrar para os Diabos Vermelhos.
Pontos Fracos
Numa equipa com esta “matéria prima” não é muito fácil encontrar pontos fracos. Talvez o principal seja a longa ausência desta seleção em Eurocopas, onde a última presença aconteceu em 2000, quando participaram no torneio como um dos anfitriões, juntamente com a Holanda. Irá ter muitos olhares colados à sua prestação e a “obrigação” de ter que “fazer bonito”, o poderá funcionar como pressão adicional.

Eden Hazard pouco jogou pelo Chelsea na última temporada. Com isso, chega descansado ao Euro 2016, e no auge de sua forma física
Principais Jogadores
Como já foi referido não faltam individualidades de categoria internacional neste plantel. Desde o guardião Cortouis, passando pelo capitão Kompany, até ao centroavante Lukaku, há várias opções de muita qualidade.
No entanto, há dois que se destacam dos demais. Os criativos Eden Hazard (Chelsea) e Kevin De Bruyne (Manchester City) são as principais asas desta formação, que pretende voar alto na competição.
Ninguém fica ainda indiferente à capacidade técnica de Dries Mertens ou à força, velocidade e capacidade goleadora de Christian Benteke.
Grupo
A Bélgica integra o grupo E juntamente com a Itália, Suécia e República da Irlanda. É o principal favorito ao primeiro lugar desta chave e ninguém acredita que, com maior ou menor dificuldade, não marque presença nos oitavos de final.
Qualificação
Os belgas passearam a sua classe na fase de qualificação para o Europeu 2016, vencendo o grupo B com 23 pontos e ficando à frente de País de Gales, Bósnia e Herzegovina, Israel, Chipre e Andorra.
Com um «goal-average» de 24 golos marcados e apenas 5 tentos sofridos, os diabos vermelhos venceram sete partidas, empataram duas e perderam na visita ao País de Gales, por 1-0.
Histórico em Eurocopas
Os belgas passearam a sua classe na fase de qualificação para o Europeu 2016, vencendo o grupo B com 23 pontos e ficando à frente de País de Gales, Bósnia e Herzegovina, Israel, Chipre e Andorra.
Com um saldo de gols de 24 gols marcados e apenas 5 tentos sofridos, os diabos vermelhos venceram sete partidas, empataram duas e perderam na visita ao País de Gales, por 1-0.
Recorde-se ainda que os belgas deram boa conta do recado no Mundial de 2014, no Brasil, onde foram eliminados nas quartas de final pela Argentina, perdendo por 1-0.
23 Convocados
Marc Wilmots convocou uma Bélgica muito ofensiva para a Euro 2016. A lista de 23 convocados conta com 8 atacantes. Entretanto, é claro, que alguns dos atacantes também podem fazer as funções de meias, tanto na armação, quanto pelas pontas, como é o caso de Eden Hazard, Kevin De Bruyne e Dries Mertens.
Eis a lista completa dos 23 convocados:
- Goleiros: Thibaut Courtois (Chelsea), Jean-François Gillet (Mechelen), Simon Mignolet (Liverpool).
- Defensores: Toby Alderweireld (Tottenham), Laurent Ciman (Montreal Impact), Jason Denayer (Galatasaray), Christian Kabasele (Genk), Jordan Lukaku (Oostende), Thomas Meunier (Club Brugge), Thomas Vermaelen (Barcelona), Jan Vertonghen (Tottenham).
- Meio-campistas: Mousa Dembélé (Tottenham), Marouane Fellaini (Manchester Utd), Radja Nainggolan (Roma), Axel Witsel (Zenit).
- Atacantes: Michy Batshuayi (Marseille), Christian Benteke (Liverpool), Yannick Carrasco (Atletico), Kevin De Bruyne (Manchester City), Eden Hazard (Chelsea), Romelu Lukaku (Everton), Dries Mertens (Napoli), Divock Origi (Liverpool).
11 Provável da Inglaterra no Euro 2016
Leia ainda:
Faça já sua SUPERAPOSTA no EURO2016