Superaposta
Futebol

Capitão Luisão termina a carreira!

Luisão colocou um ponto final na carreira, depois de 15 anos ao serviço do Benfica

O eterno zagueiro do Sport Lisboa e Benfica, o brasileiro Luisão, deu por terminada a sua carreira de futebolista esta terça-feira, dia 25 de setembro de 2018. Aos 37 anos de idade, o internacional canarinho decidiu que estava na altura de pendurar as chuteiras.

O capitão benfiquista deixa no entanto um enorme legado ao serviço da equipe portuguesa. Foram 15 anos consecutivos de águia ao peito, saindo com um verdadeiro ídolo da torcida. Luisão que se tornou no jogador com mais jogos realizados nas competições europeias de futebol (127) pelo Benfica e no atleta estrangeiro com mais partidas disputadas pelos encarnados (538). Aliás, em termos globais, somente o português Nené conta com mais encontros pelo time de Lisboa.

Jogos realizados por Luisão no Benfica

Jogos realizados por Luisão no Benfica (fotogaleria publicada no jornal Record)

Foi a 14 de setembro de 2003 que Luisão se estreou de águia ao peito. Oriundo do Cruzeiro, onde já era apelidado de Xerife, o zagueiro tinha então apenas 22 anos. Na altura, o Benfica empatou a três gols com o Belenenses no estádio do Jamor, e o Girafa fez um desses gols.

Carreira de Luisão recheada de títulos

Títulos conquistados por Luisão no Benfica

Títulos conquistados por Luisão no Benfica (fotogaleria publicada no jornal Record)

Luisão revelou desde muito cedo ser um líder nato. Daí ser capitão do Benfica há já vários anos. Mas para além da sua maneira de ser, o Girafa também conseguiu deixar sua marca pelos vários títulos conquistados de águia ao peito.

Foram 20 títulos no total:

  • 6 Ligas de Portugal
  • 3 Copas de Portugal
  • 4 Supercopas de Portugal
  • 7 Copas da Liga

Como o próprio fez questão de afirmar, faltou apenas a conquista de um troféu internacional pelos encarnados, para que a sua carreira fosse ainda mais colorida.

Mas não foi apenas no Benfica e em Portugal que Luisão conquistou títulos. Senão confira a imagem abaixo…

Títulos de Luisão no Brasil e pela seleção brasileira

Títulos de Luisão no Brasil e pela seleção brasileira (fotogaleria publicada no jornal Record)

Ou seja, apesar de nunca ter tido no Brasil o reconhecimento de estrela internacional, a verdade é que Luisão ainda somou 44 internacionalizações pela seleção brasileira e 3 gols. Para além de ter conquistado a Copa América 2004, o Girafa fez parte do elenco da Canarinho que disputou a Copa do Mundo 2006, na Alemanha. Recordemos que nesse torneio o Brasil perdeu para a França, por 1 a 0, nas quartas de final.

Emoção e lágrimas na hora da despedida

Despedida de Luisão

Na hora da despedida dos gramados, Luisão esteve rodeado pelo seus colegas de equipe, pela comissão técnica e directiva do Benfica e por seus amigos e família. Foi um momento de pura emoção e comoção. As lágrimas foram inevitáveis, assim como as lembranças e os agradecimentos.

Eis algumas das frases de Luisão na hora do adeus: «Ainda não sei o que sinto agora agora mas sei que amanhã não vou ter nada disso. Vou acordar e não vou tomar o pequeno-almoço com os companheiros de equipe. É como se fosse o primeiro dia da minha vida. Amanhã começo uma nova carreira. Agradeço a Deus primeiramente e a todos sem exceção. Até aos meus rivais, que me fizeram crescer em campo. Orgulho-me de tudo o que Deus me deu na vida».

Mas o eterno capitão benfiquista não quis deixar de agradecer ao Benfica e, de forma muito particular, ao presidente que sempre o acompanhou nesta etapa, Luís Filipe Vieira: «Devo quase tudo ao presidente, Luís Filipe Vieira, devo quase tudo ao Benfica, à minha esposa e filhas. Tenho três mulheres muito fortes em casa. São elas quem me levam para cima no dia a dia. Correspondi a tudo o que me deram em campo e farei de tudo para continuar a defender este clube, com garra e dedicação, por onde levar o nome do Benfica. Foi assim no passado e será no futuro. Leio muitas mensagens a dizer obrigado capitão mas chegou a hora de eu dizer obrigado Benfica», finalizou.

O que reserva o futuro a Luisão

Conforme o próprio deixou escapar na colectiva de imprensa que serviu para se despedir dos gramados, Luisão deverá agora assumir um carga na comissão directiva do Sport Lisboa e Benfica. Ao que tudo indica, o Girafa será o futuro director das relações internacionais do time português. Um cargo que em tempos esteve ao cuidado de Nuno Gomes, também um ex-jogador dos encarnados.

Para além disso todos ficam a aguardar por um jogo de despedida de Luisão. Segundo notícias que correm na imprensa portuguesa, esse encontro está prometido pelo presidente Luís Filipe Vieira e deverá colocar frente a frente um time dos amigos de Luisão e o próprio Benfica.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Superaposta

Copyright © 2018 SuperAposta

Topo