Superaposta
Tênis

Cibulkova surpreende e vence o WTA Finals

Em uma temporada recheada de surpresas, o final não poderia ser diferente. Dominica Cibulkova, cabeça de chave #7 do WTA Finals, terminou o torneio com o título de campeã. A tenista eslovaca conquistou o maior título de sua carreira e, de sobra, embolsou um cheque de mais de 2 milhões de dólares.

O enredo da conquista não poderia ser mais épico. No torneio que reúne as oito melhores tenistas da temporada,  Cibulkova classificou como a 8a. colocada do ranking para o que seria o primeiro WTA Finals de sua carreira. Para piorar, a eslovaca iniciou a competição perdendo seus dois primeiros jogos.

Chegou à terceira partida, a que decidiria a fase de grupos, precisando de uma combinação de resultados: vencer seu match contra Simona Halep, número 3 do mundo, por 2 sets a 0, e torcer por uma vitória da Kerber contra Madison Keys, também em sets diretos.

Aconteceu. Ela superou a romena em 6/3 e 7/6 e assistiu à Angelique Kerber vencer seu jogo com as parciais de 6/3 e 6/3. Assim, as duas avançaram às semifinais.

A semifinal foi contra a russa Svetlana Kuznetsova. Cibulkova começou a batalha perdendo o primeiro set por 6/1. Tudo parecia ter sido em vão, até que a eslovaca conseguiu entrar no jogo, acertou a mão e venceu os dois sets seguintes com as parciais de 7/6 e 6/4, para garantir sua vaga na decisão do WTA Finals.

LEIA TAMBÉM: Cibulkova e outros tenistas possuem costumes um tanto quanto estranhos. Explicamos aqui

Na final, foi vez de enfrentar Angelique Kerber novamente. As duas já haviam se encontrado na fase de grupos, e a número #1 do mundo levou a melhor naquela ocasião, em uma partida de três sets.

Entretanto, na final foi diferente. Com um total domínio de Cibulkova, que prevaleceu do início ao fim, a eslovaca venceu em sets diretos, com parciais de 6/3 e 6/4 para conquistar o WTA Finals, o título mais importante de sua carreira.

Este triunfo impulsionou Cibulkova ao posto de quinta melhor do mundo – seu melhor ranking de sempre.

Sem Serena Williams, mais equilíbrio no tênis feminino

Com o início do fim da carreira de Serena Williams, a norte-americana multi-campeã começou a se afastar do circuito. Disputou menos torneios do que o costume – e os que disputou não foi tão bem, o que abriu margem para outras tenistas conquistarem feitos que antes eram impensáveis.

Prova disso, foi a temporada equilibrada. Tudo iniciou com Kerber, até então número #6 do mundo, conquistando o Australian Open. Durante a campanha naquele Grand Slam, a alemã, hoje no topo do ranking mundial, chegou a salvar match point numa partida contra Misaki Doi. Depois, na final, derrotou a cabeça de chave #1, Serena Williams, e chegou ao título na Austrália – o primeiro Slam de sua carreira.

O que começou assim, terminou com outra surpresa. Dominika Cibulkova sobreviveu à fase de grupos do WTA Finals de forma épica e chegou ao título – também derrotando uma número 1 na final. Não foi seu primeiro Slam, algo que ainda não possui, mas foi o título mais importante de sua vida.

Outras tenistas também chegaram a grandes conquistas pela primeira vez. Garbiñe Muguruza venceu seu primeiro Major, ao ser campeã de Roland Garros. Monica Puig veio ao Rio de Janeiro como 34ª do ranking mundial e levou a medalha de ouro para casa – o primeiro ouro da história de Porto Rico.

As coisas ficaram mais equilibradas, mas ainda teve um nome comum na maioria dos jogos decisivos: Angelique Kerber. A alemã teve uma temporada brilhante. Chegou ao posto de número #1, conquistou o Australian e o US Open, foi vice-campeã em Wimbledon, no WTA Finals e medalha de prata na Rio 2016. Das seis finais dos maiores torneios da temporada, Angelique esteve presente em cinco delas.

APOSTE: Está acontecendo o Masters 1000 de Paris, o último da temporada. Aposte agora em seus tenistas favoritos!

Surpresa no WTA Finals

Além de ter obtido o maior triunfo de sua carreira, o que Dominika Cibulkova fez foi um feito e tanto. Chegou ao título sendo cabeça de chave #7, a frente apenas de Svetlana Kusnetsova. Algo que a coloca ainda mais na história, como uma das tenistas com o menor ranking a conquistar o título do WTA Finals.

Para se ter uma ideia do hall de grandes tenistas que, agora, Cibulkova faz parte, separamos as campeãs do WTA Finals de 2000 até aqui:

  • 2016: Dominika Cibulkova
  • 2015: Agnieszka Radwanska
  • 2014: Serena Williams
  • 2013: Serena Williams
  • 2012: Serena Williams
  • 2011: Petra Kvitova
  • 2010: Kim Clijsters
  • 2009: Serena Williams
  • 2008: Venus Williams
  • 2007: Justine Henin
  • 2006: Justine Henin
  • 2005: Amélie Mauresmo
  • 2004: Maria Sharapova
  • 2003: Kim Clijsters
  • 2002: Kim Clijsters
  • 2001: Serena Williams
  • 2000: Martina Hingis

Fotos da grande campeã

Como de costume, as campeãs dos principais torneios do circuito, participa de um ensaio com seu troféu. Com Dominika Cibulkova não foi diferente, e a eslovaca posou com sua conquista.

Dá só uma olhada:

SINGAPORE - OCTOBER 31: Champion Dominika Cibulkova of Slovakia poses with the Billie Jean King trophy after her victory against Angelique Kerber of Germany at Clifford Pier on October 31, 2016 in Singapore. (Photo by Clive Brunskill/Getty Images)

Foto de Julian Finney/Getty Images

SINGAPORE - OCTOBER 31: Champion Dominika Cibulkova of Slovakia poses with the Billie Jean King trophy after her victory against Angelique Kerber of Germany at Clifford Pier on October 31, 2016 in Singapore. (Photo by Julian Finney/Getty Images)

Foto de Julian Finney/Getty Images

SINGAPORE - OCTOBER 31: Champion Dominika Cibulkova of Slovakia poses with the Billie Jean King trophy after her victory against Angelique Kerber of Germany at Clifford Pier on October 31, 2016 in Singapore. (Photo by Julian Finney/Getty Images)

Foto de Julian Finney/Getty Images

SINGAPORE - OCTOBER 31: Champion Dominika Cibulkova of Slovakia poses with the Billie Jean King trophy after her victory against Angelique Kerber of Germany at Clifford Pier on October 31, 2016 in Singapore. (Photo by Julian Finney/Getty Images)

Foto de Julian Finney/Getty Images

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Superaposta

Copyright © 2018 SuperAposta

Topo