Superaposta
Futebol

Guia Rápido do Brasileirão 2016

Este sábado, 14 de maio, tem início o Brasileirão 2016. As 20 melhores equipes do país se enfrentam, em um campeonato de pontos corridos, com ida e volta, para decidirem o campeão brasileiro de 2016. Pensando em ajudar os nossos leitores a conhecer um pouco mais sobre cada uma das equipes, preparamos este guia rápido, com alguns pitacos e observações sobre os 20 times que disputarão o Brasileirão 2016.

Em 2015, o Corinthians foi campeão com sobras. E em 2016? Quem são os candidatos ao título, ao G-4 e ao rebaixamento? Leia nossas análises:

América Mineiro 

Previsão: Meio de tabela

O Coelho é uma das equipes que subiu para a Série A no ano passado. A base do time foi mantida, e a boa fase também: o América conquistou o Campeonato Mineiro, título que não vencia desde 2001. As conquistas coroam o ótimo trabalho de Givanildo de Oliveira, que tem em Osman as principais esperanças de gols da equipe.

Atlético Mineiro  

Previsão: Brigar pelo título

atletic-mineiro-2016

Uma das duas equipes brasileiras vivas na Libertadores, o Atlético Mineiro é um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro 2016. A base da equipe é a mesma que joga junto há um tempo e com Aguirre no comando, eles têm sempre melhorado.

Apesar do vice-campeonato mineiro, o Galo fez um bom início de temporada. Lucas Pratto e Robinho são os nomes a serem assistidos no alvinegro mineiro.

Atlético Paranaense  

Previsão: Brigar contra o rebaixamento

O Furacão chega ao brasileirão após vencer o Campeonato Paranaense, com um contundente 5-0 no agregado na grande final, contra os rivais do Coritiba. Seus principais jogadores já são conhecidos pela torcida, e ganham cada vez mais identificação com a equipe: o goleiro Weverton e o atacante Walter.

Botafogo  

Previsão: Meio de tabela

botafogo-2016

O Fogão é outra equipe que vem da Série B. Neste início de temporada, fizeram um bom Campeonato Carioca, onde terminaram com o vice-campeonato, ao serem derrotados para o Vasco na final. Ricardo Gomes tem feito um bom trabalho, e a equipe já mostra evoluções desde sua chegada ao comando técnico.

Jefferson, goleiro e capitão, segue sendo o principal líder do alvinegro. Na frente, Ribamar ganhou algum destaque no Carioca e deve ser o comandante do ataque botafoguense.

Chapecoense  

Previsão: Parte de baixo da tabela

Campeã do Catarinense, a Chapecoense chega prometendo mais uma boa campanha no Brasileirão. Costumam jogar muito bem na Arena Condá, e não surpreenderia mais um campeonato longe da zona da degola. Bruno Rangel foi o artilheiro do Campeonato Estadual e continua como o homem-gol do ataque da Chape.

Corinthians  

Previsão: Brigar pelo título

durante o jogo realizado esta noite no Wide World of Sports Complex, na cidade de Orlando, Florida/EUA, entre Corinthians/SP x Shakhtar Donetsk/Ucrania valido pela Florida Cup 2016. Juiz: Guido Gonzales Jr - Orlando/Florida/EUA - 20/01/2016. Foto: © Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

O Timão decepcionou mais uma vez nos mata-matas. Entretanto, fez um ótimo início de temporada, quando os torneios ainda eram disputados em “pontos corridos”, como nas primeiras fases de Paulistão e Libertadores. Nas duas competições, o Corinthians terminou na liderança de seus grupos e com muita tranquilidade.

Tite já mostrou do que é capaz e, mesmo com um time bastante modificado em relação ao do ano passado, faz do Corinthians um dos candidatos ao título. Felipe, Elias e Fagner são os principais jogadores, dos que restaram no Timão.

Coritiba  

Previsão: Brigar contra o rebaixamento

Vice-campeão do Paranaense, o Coritiba chega ao Campeonato Brasileiro após ser atropelado pelo Atlético Paranaense, na grande final do estadual. Sofreram um acachapante 5-0 no agregado, contra o maior rival. Agora, precisarão apresentar muito mais para ficarem na Série A. Kleber, o Gladiador, será essencial para uma campanha digna do Coxa.

Cruzeiro  

Previsão: Meio de tabela

cruzeiro-2016

A Raposa passou por um início de temporada conturbado. Após um bom final de ano em 2015, a equipe perdeu o treinador Mano Menezes para o futebol chinês e teve de se contentar com Deivid. O novo técnico não resistiu ao mau Campeonato Mineiro e caiu.

Agora, após quase duas semanas sem treinador, o Cruzeiro anunciou a contratação de Paulo Bento para dirigir a equipe durante o Brasileirão. O português não terá o período entre Estadual e Brasileiro para se adaptar, já chegará com a competição rolando e tendo que colocar a mão na massa. Talvez a falta do treinador nesse período, que as outras equipes tiveram, faça falta à Raposa no início da competição, e ela demore a engrenar.

Figueirense  

Previsão: Brigar  contra o rebaixamento

Ano passado, o Figueirense escapou do rebaixamento na última rodada. Desta vez, escaparão apenas se houver outra grande decepção na competição, como foi o Vasco em 2015. A equipe do Figueira não apresentou um bom futebol no catarinense e é séria candidata a disputar a Série B no próximo ano.

Entretanto, o Figueira tem alguns nomes de valor como o Rafael Moura, centroavante que é a esperança de gols, e o meia Carlos Alberto, que já atuou em alguns times grandes do Brasil e da Europa.

Flamengo  

Previsão: Meio de tabela

RIO DE JANEIRO, BRAZIL - SEPTEMBER 27: Emerson #11 of Flamengo is congratulated by his teammates after scoring a goal against Vasco during a match between Flamengo and Vasco as part of Brasileirao Series A 2015 at Maracana Stadium on on September 27, 2015 in Rio de Janeiro, Brazil. (Photo by Matthew Stockman/Getty Images)

No papel, o Flamengo tem um ótimo time. No entanto, o treinador Muricy Ramalho não conseguir dar o tom à equipe, que não encaixou durante o começo da temporada. Como consequência, o time fez um mau Campeonato Carioca e apresentou dificuldades para passar pelo fraco Confiança, pela Copa do Brasil.

Com Guerrero, Mancuello e Willian Arão, o rubro-negro é, sim, um time a ser observado. Agora, resta saber se Muricy vai conseguir montar um time consistente a partir dessas boas peças à sua disposição.

Fluminense  

Previsão: Meio de tabela

O Fluminense é outra equipe com muito potencial e que pode brigar por G4. Tiveram um início de temporada com certa inconstância, entretanto, ainda assim, venceram a Primeira Liga.

Levir Culpi já deu mostras de que pode fazer um bom trabalho no clube das Laranjeiras. Agora, com tempo para trabalhar, os resultados devem ser ainda melhores. Fred segue sendo o homem-gol do Flu, contando com o apoio de Gerson, Cícero e Gustavo Scarpa no meio-campo, todos ótimos jogadores.

Grêmio  

Previsão: Brigar por vaga na Libertadores

gremio-2016

Este, sim, um real favorito ao G-4 e, por que não, ao título. Roger Machado apresenta bom trabalho com o tricolor gaúcho desde o ano passado. Apesar de mais uma temporada sem conquistar o título do Gauchão, o Grêmio fez boa campanha na primeira fase da Libertadores.

Para completar, o tricolor tem ótimos nomes para todos os setores do campo. Marcelo Grohe no gol, Pedro Geromel na defesa, Walace e Giuliano no meio, Luan e Miller Bolaños no ataque. Todos esses podem fazer a diferença em qualquer partida.

Internacional  

Previsão: Parte de cima da tabela

Bem diferente do Grêmio, o Internacional foi campeão gaúcho pela sexta vez consecutiva. Entretanto, sem Libertadores para disputar, não tiveram oportunidades muito grandes de testar o time deste ano.

Perdem o goleiro Alisson no meio da temporada, mas Danilo Fernandes, ex-Sport, é um ótimo nome para substituí-lo e não deve deixar os colorados com saudades. Vitinho e Valdívia são os caras que podem desequilibrar lá na frente.

Palmeiras  

Previsão: Brigar por título

palmeiras-2016

O Verdão teve péssimo início de temporada, que culminou com a demissão do técnico Marcelo Oliveira. Cuca chegou, perdeu seus primeiros jogos, mas depois começou a dar uma nova cara à equipe. As últimas partidas do Palmeiras foram de dar esperanças aos seus torcedores.

Com mais de duas semanas para trabalhar, sem jogo nenhum no calendário, Cuca teve mais tempo ainda para ajeitar sua equipe. Gabriel Jesus foi quem mais cresceu com a chegada do novo treinador e deve ser o destaque do time no Brasileirão 2016.

Ponte Preta  

Previsão: Brigar contra o Rebaixamento

A Ponte se prepara para o Brasileirão 2016, após um Campeonato Paulista em que foi eliminado na primeira fase. Campanha decepcionante para a uma equipe da Série A nacional. Eduardo Baptista terá dificuldades para armar um bom time e não ser rebaixado nesta temporada.

Santa Cruz  

Previsão: Meio de tabela

santa_cruz_2016jpg

Mais um dos clubes que veio da Séri B, o Tricolor Pernambucano é uma das prováveis surpresas do Brasileirão 2016. Nesta temporada, já conquistaram o Campeonato Pernambucano e a Copa Nordeste. Milton Mendes já mostrou em trabalhos anteriores que é um ótimo treinador. Seus conhecimentos, aliados a bons nomes, como Keno, João Paulo e, principalmente, Graffite, tem tudo para dar certo.

Santos  

Previsão: Brigar por vaga na Libertadores

O Santos tem, certamente, um dos melhores times titulares da competição. No entanto, falta um pouco mais de consistência no restante do elenco, o que, em uma competição longa como o Brasileirão, é fator chave para definir o destino de uma equipe.

Elenco que terá de ser muito usado, já que Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Gabigol, os principais jogadores da equipe, desfalcarão o Santos por no mínimo 9 partidas. Além disso, Gabigol, Thiago Maia e Zeca devem participar da seleção olímpica e desfalcar a equipe em outros 9 jogos. Essas perdas devem impedir os santistas de brigarem por qualquer coisa maior no Brasileirão 2016.

São Paulo  

Previsão: Brigar por vaga na Libertadores

calleri-sao-paulo-libertadores

O tricolor paulista é mais uma equipe que evoluiu muito, do início da temporada até aqui. No entanto, seguem com muitas dificuldades fora de seu estádio, o Morumbi, onde ainda não venceram em 2016.

Outro problema que o São Paulo enfrentará para o Brasileirão 2016 é a perda do atacante Calleri, artilheiro da equipe na temporada, e do zagueiro Maicon, um dos pilares defensivos do time, que terão seus contratos encerrados. A Libertadores também pode “atrapalhar” o início são-paulino no campeonato nacional, já que o clube deve priorizar a competição continental.

Se Bauza encontrar um ponto entre as duas competições e achar soluções para as perdas, o São Paulo é um candidato ao G4.

Sport  

Previsão: Parte de baixo da tabela

O Sport foi a grande surpresa do Campeonato Brasileiro do ano passado. Para esta temporada, chegam com Oswaldo de Oliveira no comando técnico da equipe. Um treinador um tanto quanto ultrapassado, que não faz bons trabalhos há alguns anos.

Rithely e Diego Souza estão novamente juntos e devem comandar o meio-campo do Leão, mas não devem conseguir, sozinhos, levar o time à uma campanha como a de 2015.

Vitória  

Previsão: Brigar contra o rebaixamento

vitória-2016

O Vitória chega com o título de campeão baiano, após bater o maior rival na final. Agora, para o Brasileirão 2016, é uma das piores equipes da competição. Vagner Mancini terá dificuldades para manter a equipe na Série A. Kieza e Marinho são os principais jogadores do Leão da Barra.

Você sabia que já pode apostar no Brasileirão 2016?
Acesse a SuperAposta e faça suas apostas no Brasileirão 2016…

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Superaposta

Copyright © 2018 SuperAposta

Topo