Superaposta
Euro 2016

ITÁLIA Euro 2016

ITÁLIA Euro 2016

A Squadra Azzurra entra em qualquer competição como uma das principais candidatas à vitória. No entanto, desta vez, a falta de jogadores de reconhecido a nível internacional na frente de ataque, coloca a Itália num patamar um pouco inferior na bolsa de apostas.

  • Alcunha: Squadra Azzurra (Esquadrão Azul)
  • Treinador: Antonio Conte
  • Jogador Chave: Gianluigi Buffon
  • Presenças nas Eurocopas: 8
  • Melhor prestação nas Eurocopas: Vencedor (1968)
  • Ranking FIFA: 15.º (991 pontos)
  • Ranking SuperAposta: 4 estrelas
  • Odds: 16/1 (hipóteses de vitória no Euro 2016)

Pontos Fortes

A experiência e o histórico dos italianos falam por si só. Um título europeu e quatro mundiais – não há “carta de apresentação” melhor. A Squadra Azurra tem um tipo de futebol muito específico, que costuma colocar sérias dificuldades aos seus adversários. O famoso catenaccio, que se carateriza por uma forte organização defensiva, juntamente com a elevada experiência de alguns dos seus atletas, podem ser os maiores trunfos desta seleção.

Pontos Fracos

A falta de referências ofensivas que possam desequilibrar é a principal falha desta equipa. A não existência de “poder de fogo” fica ainda mais latente se citarmos a ausência de Mario Balotelli, que tem sido preterido nas convocatórias pelo técnico Antonio Conte. Privada da sua maior figura dos últimos anos, Andrea Pirlo, que parece não contar para o selecionador transalpino, a Itália não tem um plantel tão forte como normalmente acontece.

Marco Verratti é a principal baixa da Italia para a Euro 2016. O meia do PSG ainda se recupera de uma cirurgia no pubis

Marco Verratti é a principal baixa da Italia para a Euro 2016. O meia do PSG ainda se recupera de uma cirurgia no pubis

Principais Jogadores

O grande valor emergente e já consagrado do futebol italiano neste momento é o médio do PSG, Marco Verratti. Um verdadeiro pêndulo no meio campo, que defende e ataca com a mesma qualidade.

No entanto, ninguém fica indiferente à experiência e qualidade de jogadores como o capitão Gianluigi Buffon, ou dos defensores Barzagli e Chiellini, todos atletas da Juventus.

Falta, no entanto,  na frente de ataque uma verdadeira referência ofensiva, sendo que Graziano Pelle, Stephan El Shaarawy, Simone Zaza e Eder vão rodando nas opções de Antonio Conte, na busca de um titular absoluto, o que ainda não aconteceu.

Grupo

A Itália ficou colocada no grupo E, que já foi apelidade de “grupo da morte”, juntamente com a Bélgica, a Suécia e a Repbública da Irlanda. No entanto, com maior ou menor dificuldade, os italianos deverão conseguir avançar para as oitavas de final, para onde se classificam os dois primeiros de cada grupo, bem como os quatro melhores terceiros classificados.

Qualificação

Os italianos garantiram o 1.º lugar do grupo H, com 24 pontos, ficando à frente da Croácia, Noruega, Bulgária, Azerbaijão e Malta. A formação comandada por Antonio Conte não sofreu nenhum desaire, registando sete triunfos e três derrotas, com um saldo de gols positivo, com 16 gols marcados e 7 sofridos.

Histórico em Eurocopas

A Squadra Azzurra já participou em oito fases finais de Europeus, garantindo mesmo a conquista do troféu no longínquo ano de 1968. De resto, contam-se ainda duas finais perdidas (2000 e 2012), uma disputa de um 3.º e 4.º lugar, uma semifinal, uma quarta de final e duas eliminações na fase de grupos.

Gianluigi Buffon é o capitão e comandante da defesa italiana - o principal ponto forte da equipe

Gianluigi Buffon é o capitão e comandante da defesa italiana – o principal ponto forte da equipe

23 Convocados

 

Entre os 23 convocados para a Euro 2016, Antonio Conte chamou dois brasileiros: Eder Citadin, da Inter de Milão, e Thiago Motta, do PSG. Com naturalização italiana, eles defenderão a Squadra Azzurra no Europeu.

O treinador terá de lidar com uma série de desfalques, principalmente no meio-campo. Claudio Marchisio, que rompeu o ligamento cruzado do joelho esquerdo, e Marco Verratti, que se recupera de uma lesão no pubis, não puderam ser convocados e são uma grande baixa na Azzurra.

Eis a lista completa dos 23 convocados:

  • Goleiros: Gianluigi Buffon (Juventus), Federico Marchetti (Lazio) e Salvatore Sirigu (Paris Saint-Germain).
  • Defensores: Andrea Barzagli (Juventus), Leonardo Bonucci (Juventus), Giorgio Chiellini (Juventus), Angelo Ogbonna (West Ham), Mattia De Sciglio (Milan) e Matteo Darmian (Manchester United).
  • Meio-campistas: Federico Bernardeschi (Fiorentina), Antonio Candreva (Lazio), Stephan El Shaarawy (Roma), Daniele De Rossi (Roma), Alessandro Florenzi (Roma), Emanuele Giaccherini (Bologna), Thiago Motta (Paris Saint-Germain), Marco Parolo (Lazio) e Stefano Sturaro (Juventus).
  • Atacantes: Eder (Inter de Milão), Ciro Immobile (Torino), Lorenzo Insigne (Napoli), Graziano Pellé (Southampton) e Simone Zaza (Juventus).

11 Provável da Inglaterra no Euro 2016

11 provável da Itália no Euro 2016

11 provável da Itália no Euro 2016

Leia ainda:

Faça já sua SUPERAPOSTA no EURO2016

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Superaposta

Copyright © 2018 SuperAposta

Topo