Superaposta
Futebol

Leia a carta aberta de Claudio Ranieri!

Claudio Ranieri e os jogadores do Leicester City têm feito seus torcedores sonharem. Desde o início da temporada, os foxies vêm encantando, mas aquele time que era cotado ao rebaixamento estar no topo da tabela era tão inesperado, que o sentimento mais comum era o de dúvidas. “Será que o Leicester mantém o ritmo até o final da temporada?”, todos se perguntavam.

O ritmo foi mantido, e o futebol apresentado, que já era bom, tem melhorado rodada após rodada. Aguentaram tão firme que, hoje, a seis rodadas do fim, o inesperado é o Leicester terminar a temporada sem o título da Premier League.

Um dos pivôs de uma das maiores surpresas da história do futebol, Claudio Ranieri escreveu uma carta aberta sobre a trajetória dos foxies até aqui. Texto fantástico, que precisa ser lido por quem gosta e, principalmente, por quem não gosta de futebol.

Texto e fotos publicadas no Players’ Tribune.

Leia a carta de Ranieri (tradução na íntegra):

«Eu lembro do meu primeiro encontro com o presidente, logo que eu cheguei ao Leicester City neste verão. Ele sentou comigo e disse: “Claudio, este é um ano muito importante para o clube. É muito importante que continuemos na Premier League. Não podemos cair!”

Minha resposta foi: “Ok, claro. Trabalharemos forte nos treinamentos e tentaremos conquistar isso”.

Quarenta pontos. Esse era o objetivo. Esse era o tanto que precisávamos para ficarmos na primeira divisão. Para dar aos nossos torcedores outra temporada de Premier League.

Na época, eu nem sonhava que poderia abrir o jornal do dia 4 de abril e ver o Leicester no topo da tabela, com 69 pontos. Ano passado, nesse mesmo dia, o clube estava na última posição.

Inacreditável.

Ranieri_Leicester_Sanchez_Arsenal

Eu tenho 64 anos, não costumo sair muito. Estou com minha esposa há 40, então, nos dias de folga, procuro ficar com ela. Costumamos ir ao lago perto de casa ou, se estivermos num momento aventureiro, assistimos a um filme. Entretanto, ultimamente, tenho, de fato, escutado o barulho que vem de todas as partes do mundo. É impossível ignorar. Ouvi até nós temos alguns seguidores na América.

Para vocês, eu digo: Bem-vindos ao clube. Estamos felizes em tê-los. Quero que vocês gostem da forma em que nós jogamos futebol e quero que ame meus jogadores, pois a jornada deles é inacreditável.

Talvez vocês já tenham escutado alguns nomes. Jogadores que eram considerados tão pequenos ou tão lentos para outros grandes clubes. N’Golo Kanté. Jamie Vardy. Wes Morgan. Danny Drinkwater. Riyad Mahrez. Quando eu cheguei para o meu primeiro dia de treino e vi a qualidade desses jogadores, eu entendi quão bons eles poderiam ser.

Bem, sabia que teríamos uma chance de sobreviver na Premier League.

Esse tal de Kanté, ele corria tanto que pensei que ele tinha baterias por debaixo de seus shorts. Nos treinamentos, ele não parava nunca.

Tive que dizer para ele: “Ei, N’Golo, vai com calma. Calma lá. Não corra na frente da bola o tempo todo, ok?”

Ele me respondeu: “Sim, chefe. Sim. Ok.”

Dez segundos mais tarde, olhei para ele e lá estava ele correndo de novo.

Ranieri_Leicester_Kante

Eu disse a ele: “Um dia, vou vê-lo cruzando uma bola e você mesmo finalizando seu próprio cruzamento, com uma cabeçada”

Ele é inacreditável, mas não é nosso único segredo. Temos tantos pontos fortes para nomear nesta incrível temporada.

Jamie Vardy, por exemplo. Ele não é um jogador de futebol. É um cavalo fantástico. Ele precisa estar livre no campo. Eu digo para ele: “Você é livre para se mover para onde quiser, mas precisa nos ajudar quando perdermos a bola. Isso é tudo o que eu te peço. Se você começar a pressionar o adversário, todos os seus companheiros vão te acompanhar”.

Antes de jogarmos nossa primeira partida da temporada, eu disse aos jogadores: “Eu quero que vocês joguem por seus companheiros. Nós somos um time pequeno, então temos que lutar com todo nosso coração, com toda nossa alma! Eu não me importo com o nome do adversário. Tudo o que eu quero é que vocês lutem! Se eles são melhores que nós, ok. Parabéns para eles. Mas eles terão de nos mostrar que são melhores”.

Existia uma eletricidade fantástica em Leicester, desde o primeiro dia. Começava com o presidente e passava pelos jogadores, pelo staff, pelos torcedores. Foi inacreditável o que eu senti. No King Power Stadium existia uma energia incrível.

Os torcedores cantam quando nós temos a bola? Ah, não, não, não. Quando nós estamos sob pressão, os fãs entendem nossa dor e cantam com seus corações! Eles entendem a complexidade do jogo e quando os jogadores estão sofrendo. Eles são muito, muito próximos a nós.

Ranieri_Leicester_Vardy

Nós iniciamos a temporada muito bem. Mas nosso objetivo, repito, era salvar o clube do rebaixamento. Nos primeiros nove jogos, nós estávamos ganhando, mas sofríamos muitos gols. Tínhamos que marcar dois ou três gols para ganhar todo jogo. Isso me preocupava muito.

Antes de todo jogo, eu dizia: “Vamos lá, pessoal! Quero um clean sheet* hoje.”

Nenhum clean sheet. Eu tentei todo tipo de motivação.

Então, finalmente, antes do jogo contra o Crystal Palace, eu disse: “Vamos lá, pessoal! Eu pago uma pizza se vocês conseguirem não sofrer gol hoje”.

Obviamente, meus jogadores conseguiram o clean sheet contra o Crystal Palace. Um a zero.

Cumpri com minha promessa e levei meus jogadores ao Peter Pizzeria, na Leicester City Square. Mas eu guardei uma surpresa, para quando eles chegassem lá. Eu falei: “Vocês têm trabalhado por tudo. Vocês vão trabalhar por suas pizzas também. Nós mesmos a faremos”.

Ranieri_Leicester_Pizza

Fomos para a cozinha com a massa, o queijo e o molho. Fizemos tudo. Estava muito bom, também. Comi várias fatias. O que posso dizer? Sou italiano. Eu amo minha pizza e minha massa!

Agora, temos um monte de jogos sem sofrer gols. Na verdade, uma dúzia de clean sheets depois da pizza. Não acredito que seja coincidência.

Faltam seis jogos e temos que continuar lutando com nossos corações e nossas almas. É um clube pequeno que está mostrando ao mundo o que pode ser conquistado através de espírito e determinação. Vinte e seis jogadores. Vinte e seis cérebros diferentes. Mas um só coração.

Alguns anos atrás, muitos dos meus jogadores estavam em ligas menores. Vardy trabalhava em uma fábrica. Kanté jogava na terceira divisão francesa. Mahrez estava na quarta divisão da França.

Agora, nós estamos lutando por um título. Os torcedores do Leicesters que eu encontro nas ruas dizem que eles estão sonhando. Mas eu digo a eles: “Ok, sonhem por nós. Nós não sonhamos. Nós simplesmente trabalhamos pesado”.

Não importa o que aconteça no fim desta temporada, eu penso que nossa história é importante para todos os fãs de futebol por todo o mundo. Isso dá esperança para todos os jovens jogadores que já escutaram que não são bons o suficiente.

Ranieri_Leicester_Torcida

Eles podem dizer para eles mesmos: “Como eu posso chegar no topo? Se Vardy conseguiu, se Kanté conseguiu, talvez eu também consiga”.

Do que você precisa?

Um grande nome? Não.

Um grande contrato? Não.

Você precisa apenas manter a mente aberta, o coração aberto, as baterias recarregadas e correr livre.

Quem sabe? Talvez, ao final da temporada, nós teremos duas festas da pizza».

Leia a prévia à 33.ª rodada da Premier League e faça a sua SuperAposta

3 Comments

3 Comments

  1. Pingback: O provável título do Leicester e as surpresas do futebol

  2. Pingback: Leicester campeão inglês!

  3. Pingback: Temporada do Leicester termina com festa inesquecível

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Superaposta

Copyright © 2018 SuperAposta

Topo