Superaposta
Futebol

Mais do que um jogo de futebol!

Estádio Wembley

As seleções nacionais de Inglaterra e França disputam esta terça feira em Wembley um jogo de caráter amigável, carregado de simbolismo, quatro dias após os violentos ataques terroristas em Paris, que vitimaram 129 pessoas.

Este será muito mais do que mero jogo de futebol, onde se irá sentir certamente um intenso foco de união entre todos. A mensagem de paz, solidariedade e repudio contra este tipo de barbárie irá prevalecer, relegando o próprio jogo para segundo plano.

Os franceses chegaram inclusivamente a ponderar não participar nesta partida, mas o presidente da federação gaulesa insistiu e os jogadores acederam. «Tínhamos algumas dúvidas, algumas preocupações relativamente a este jogo, mas o presidente afirmou que teríamos de jogar. Respeitámos a decisão. Vai ser uma boa oportunidade para representar a nação francesa. A nação francesa é mais importante que o futebol», afirmou Hugo Lloris, o guardião francês que representa o Tottenham, da primeira Liga inglesa, e que esta noite volta a jogar na capital britânica, mas pela seleção francesa e num jogo especial.

Chegada a Inglaterra rodeada de segurança

A seleção francesa chegou esta segunda feira a Londres rodeada de fortes medidas de segurança. Entre os convocados franceses estão o médio Lassana Diarra, que perdeu uma prima nos ataques, e o avançado Antoine Griezmann, cuja irmã saiu ilesa da sala de espetáculos Bataclan, onde se registou o maior número de vítimas dos atentados.

Seleção francesa de futebol

Várias ações planeadas

Para marcar este momento especial e passar uma mensagem de esperança para o resto do Mundo, várias ações estão pensadas para o jogo de Londres, para além do minuto de silêncio que será guardado em memória das vítimas dos atentados, que foram reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico no sábado.

O ponto alto deverá acontecer minutos antes de a bola começar a rolar. Vão ser 80 mil pessoas a entoar “A Marselhesa”, o hino francês, em memória das vítimas dos atentados de Paris. A Federação Inglesa de Futebol (FA) revelou esta segunda-feira que os placards eletrónicos do estádio vão projetar a letra do hino, para que todos os adeptos no mítico estádio possam cantá-lo. «Claro que desafio a todos os adeptos que cantem o hino francês. Sei que não será fácil, mas há que tentar», disse Roy Hodgson, o selecionador inglês.

Mas há mais. Minutos antes do apito inicial, às 19h45, o célebre arco de Wembley vai exibir as cores branca, vermelha e azul da bandeira da França, enquanto na fachada e laterais do estádio está exposta a expressão “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”, o lema da República Francesa.

Euro 2016 mantém-se em França

Pouco tempo após os ataques, começaram a circular rumores de que poderia estar em risco a realização do Campeonato da Europa de futebol 2016 em França.

No entanto, esta segunda feira, a UEFA veio dissipar quaisquer dúvidas e confirmar a realização do certame de acordo com o que estava planeado: «Há mais de três anos a esta parte, o Euro 2016 SAS (comité organizador) tem trabalhado em proximidade com as autoridades relevantes para desenvolver os mais apropriados mecanismos de forma a garantir a segurança da prova. Estamos confiantes de que vão ser tomadas as medidas necessárias para garantir que haverá segurança para todos os envolvidos», refere a UEFA.

Tal como previsto, o organismo mantém o sorteio final para 12 de dezembro no Palácio dos Congressos, em Paris, e o torneio final a decorrer em França de 10 de junho a 10 de julho de 2016.

Segundo o responsável máximo da organização, Jacques Lambert, a preparação para a eventualidade de ataque terrorista foi questão sempre tida em conta e a ser preparada. «O risco terrorista sempre foi considerado um fator de risco, incluído no nosso processo de candidatura. Isso não muda os fundamentos: o que estamos a colocar em prática com o Ministério do Interior continua relevante, apenas temos de alterar o nível de risco nas medidas preventivas», concluiu.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Superaposta

Copyright © 2018 SuperAposta

Topo