Neymar candidato à Bola de Ouro 2015

A FIFA anunciou os 23 candidatos à conquista da Bola de Ouro 2015, troféu que elege o Melhor Jogador de Futebol do Mundo em cada ano civil. E nessa listagem está presente o brasileiro Neymar que, juntamente com o seu companheiro de equipa Lionel Messi e com o português Cristiano Ronaldo, é um dos principais favoritos a vencer este prémio.
Os “clientes do costume” Lionel Messi e Cristiano Ronaldo
Recorde-se que o internacional português Cristiano Ronaldo venceu as duas edições anteriores do troféu e, apesar de não ter vencido qualquer título colectivo em 2015, quebrou uma série de recordes pessoais e conquistou o Mundial de Clubes em dezembro de 2014 pelo Real Madrid, competição que ainda será levada em consideração para este prémio.
O maior rival de Cristiano Ronaldo e de Neymar, e talvez o mais forte candidato a “levantar o caneco” é o argentino Lionel Messi, que venceu uma série de troféus ao longo dos últimos meses pelo seu FC Barcelona: Liga espanhola, Copa de Espanha, Liga dos Campeões e Supercopa Europeia.
Depois de terem repartido entre si as sete edições anteriores da Bola de Ouro (Messi venceu quatro – 2009, 2010, 2011 e 2012 -, enquanto Ronaldo arrebatou as restantes três – 2008, 2013 e 2014, sempre com o argentino a ficar colocado no 2.º posto), a dupla do costume enfrenta uma forte concorrência de jogadores como Neymar, Luís Suarez, Gareth Bale, Pogba, Müller ou Lewandowski, só para citar alguns casos.
Com seis jogadores o Barcelona é o clube mais representado, superando o Bayern de Munique com cinco e o Real Madrid com quatro. No que diz respeito a seleções, Argentina e Alemanha são as mais representadas, cada qual com três elementos. Confira a listagem completa um pouco mais abaixo…
A votação irá decorrer entre 26 de outubro e 20 de novembro, ainda que esse prazo possa ser alargado por mais uma semana. Contabilizados os votos dos treinadores e capitães de todas as seleções que fazem parte da FIFA, além dos jornalistas escolhidos para o efeito pelo conhecido jornal francês “France Football”, os três finalistas de cada categoria serão conhecidos a 30 de novembro. Depois disso há que aguardar pelo dia 11 de janeiro de 2016, data da entrega dos troféus, na habitual gala da FIFA, em Zurique (Suíça).
Neymar vê Messi como o próximo vencedor
Em declarações recentemente proferidas aos mídia catalães, mais propriamente ao “Mundo Deportivo”, Neymar admitiu que seria muito bom figurar no top três do prémio. O internacional brasileiro também mostrou não ter qualquer dúvida quanto ao próximo vencedor deste troféu:
«Messi é o favorito. Este ano, a Bola de Ouro está reservada para ele, o melhor jogador do mundo já foi nomeado. Por tudo o que ele fez, merece-a. Espero continuar a crescer ao lado de Messi. É o melhor e um ídolo para mim. E se aprender muito, talvez um dia consiga vencer», afirmou o 10 da seleção canarinha.
Luís Henrique na frente pelo troféu de Melhor Treinador
Paralelamente, a FIFA anunciou também a listagem dos 10 nomes que correm pelo troféu de Melhor Treinador de 2015.
O português José Mourinho, que comanda o Chelsea, está presente e pode ser o primeiro a repetir a conquista de um troféu que já venceu em 2010, naquela que foi a edição inaugural do prémio. Guardiola, atualmente no Bayern de Munique, é igualmente um forte candidato e poderá repetir também ele a conquista verificada no ano de 2011.
Os restantes oito candidatos procuram vencer pela primeira vez . E dentro deste lote, o espanhol Luís Henrique é talvez o principal favorito à vitória, depois de ter levado o FC Barcelona aos triunfos na Liga e Copa espanhola, na Liga dos Campeões e na Supercopa Europeia.
Já o seleccionador chileno Jorge Sampaoli é o único treinador de seleções nacionais na corrida à sucessão do alemão Joachim Löw, vencedor em 2014.
OS 23 JOGADORES CANDIDATOS À BOLA DE OURO 2015:
- Sergio Agüero (Argentina/Manchester City)
- Gareth Bale (País de Gales/Real Madrid)
- Karim Benzema (França/Real Madrid)
- CRISTIANO RONALDO (PORTUGAL/Real Madrid)
- Kevin De Bruyne (Bélgica/VfL Wolfsburg/Manchester City)
- Eden Hazard (Bélgica/Chelsea)
- Zlatan Ibrahimović (Suécia/Paris Saint-Germain)
- Andrés Iniesta (Espanha/FC Barcelona)
- Toni Kroos (Alemanha/Real Madrid)
- Robert Lewandowski (Polônia/FC Bayern Munique)
- Javier Mascherano (Argentina/FC Barcelona)
- Lionel Messi (Argentina/FC Barcelona)
- Thomas Müller (Alemanha/FC Bayern Munique)
- Manuel Neuer (Alemanha/FC Bayern Munique)
- NEYMAR (BRASIL/FC Barcelona)
- Paul Pogba (França/Juventus)
- Ivan Rakitić (Croácia/FC Barcelona)
- Arjen Robben (Holanda/FC Bayern Munique)
- James Rodríguez (Colômbia/Real Madrid)
- Alexis Sánchez (Chile/Arsenal)
- Luis Suárez (Uruguai/FC Barcelona)
- Yaya Touré (Costa do Marfim/Manchester City)
- Arturo Vidal (Chile/Juventus/FC Bayern Munique)
OS 10 TREINADORES CANDIDATOS À BOLA DE OURO 2015:
- Massimiliano Allegri (Itália/Juventus)
- Carlo Ancelotti (Itália/Real Madrid)
- Laurent Blanc (França/Paris Saint-Germain)
- Unai Emery (Espanha/Sevilla FC)
- Pep Guardiola (Espanha/FC Bayern Munique)
- Luis Enrique (Espanha/FC Barcelona)
- JOSÉ MOURINHO (PORTUGAL/Chelsea)
- Jorge Sampaoli (Argentina/Seleção do Chile)
- Diego Simeone (Argentina/Atlético de Madri)
- Arsène Wenger (França/Arsenal)