PAÍS DE GALES Euro 2016
O País de Gales faz a sua estreia absoluta em campeonatos da Europa, apresentando um conjunto que poderá fazer uma “gracinha” neste torneio. Com vários atletas a alinhar nas principais equipes da Premier League e com a sua estrela maior, Gareth Bale, no auge da sua forma, os dragões são uma formação a ter em conta.
- Alcunha: Os dragões
- Treinador: Chris Coleman
- Jogador Chave: Gareth Bale
- Presenças em Eurocopas: 0
- Melhor prestação nas Eurocopas: Estreia no Euro 2016
- Ranking FIFA: 17.º (984 pontos)
- Ranking SuperAposta: 3 estrelas
- Odds: 50/1 (hipóteses de vitória no Euro 2016)
Pontos Fortes
Gareth Bale é a principal “bandeira” do País de Gales, mas não a única. Os galeses apresentam uma sólida organização defensiva, como comprovam os quatros gols sofridos na fase de qualificação, e detêm mais alguns trunfos na manga, como é o caso do médio do Arsenal, Aaron Ramsey.
Pontos Fracos
A falta de experiência desta seleção nos grandes palcos internacionais poderá ser um «handicap». Para além disso, um possível excesso de dependência de Gareth Bale, poderá fazer fraquejar os galeses quando a estrela do Real Madrid estiver em “dia não”.
Principais Jogadores
Já falámos dele por diversas vezes ao longo destas linhas e o seu nome é incontornável. Gareth Bale é um dos melhores atletas da atualidade e a transferência que protagonizou, do Tottenham para o Real Madrid, atingiu cerca de 100 milhões de euros, estando no topo da lista dos maiores valores de sempre pagos por um jogador de futebol.
Nesta equipa nota-se ainda uma enorme influência do zagueiro e capitão Ashley Williams, que alinha no Swansea City, bem como do médio do Arsenal Aaron Ramsey, por onde passa todo o jogo ofensivo da seleção galesa.
Grupo
Os dragões ficaram integrados no grupo B, juntamente com a Inglaterra, a Rússia e a Eslováquia. Apesar das dificuldades que se antevêem devido ao valor dos adversários, o País de Gales tem legítimas aspirações de atingir as oitavas de final, para onde se apuram os dois melhores classificados de cada grupo, assim como os quatro melhores terceiros.
Qualificação
O País de Gales qualificou-se de forma direta, mercê do 2.º posto alcançado no grupo B, com 21 pontos, menos 2 do que a líder Bélgica. Os galeses ficaram à frente da Bósnia Herzegovina, Israel, Chipre e Andorra, registando sete triunfos, dois empates e uma derrota, para além de terem sofrido “apenas” 4 gols.
Histórico em Eurocopas
Os galeses fazem a sua estreia absoluta em fases finais de campeonatos da Europa. Lembre-se ainda que o País de Gales já chegou a participar num Mundial, no longínquo ano de 1958.

Apesar de se estrear em campeonatos da Europa, o País de Gales poderá ser uma das agradáveis surpresas do torneio
23 Convocados
O seleccionador Chris Coleman acredita que o lesionado Joe Ledley poderá recuperar a tempo de jogar no Euro2016 e incluiu o meia nos 23 convocados do País de Gales.
Eis a lista completa dos 23 convocados:
- Goleiros: Wayne Hennessey (Crystal Palace), Danny Ward (Liverpool), Owain Fon Williams (Inverness);
- Defensores: Ben Davies (Tottenham Hotspur), Neil Taylor (Swansea City), Chris Gunter (Reading), Ashley Williams (Swansea), James Chester (West Brom), Ashley Richards (Fulham), James Collins (West Ham);
- Meias: Aaron Ramsey (Arsenal), Joe Ledley (Crystal Palace), David Vaughan (Nottingham Forest), Joe Allen (Liverpool), Jonathan Williams (Crystal Palace), George Williams (Fulham), Andy King (Leicester), Dave Edwards (Wolves);
Atacantes: Gareth Bale (Real Madrid), Hal Robson-Kanu (Reading), Sam Vokes (Burnley), Simon Church (Nottingham Forest), David Cotterill (Birmingham City).
11 Provável do País de Gales no Euro 2016
Leia ainda:
Faça já sua SUPERAPOSTA no EURO2016