Superaposta
Euro 2016

POLÓNIA Euro 2016

Robert Lewandowski Polonia Euro 2016

POLÓNIA Euro 2016

A Polónia arrisca-se nesta competição a conseguir atingir a sua melhor prestação de sempre em campeonatos da Europa. Liderada por um dos melhores goleadores da atualidade, o atacante do Bayer de Munique Robert Lewandowski, a seleção polaca é uma equipa a ter em atenção neste torneio.

  • Alcunha: As águias brancas
  • Treinador: Adam Nawalka
  • Jogador Chave: Robert Lewandowski
  • Presenças em Eurocopas: 2
  • Melhor prestação em Eurocopas: Fase de grupos
  • Ranking FIFA: 31.º (789 pontos)
  • Ranking SuperAposta: 3 estrelas
  • Odds: 66/1 (hipóteses de vitória no Euro 2016)

Pontos Fortes

Para além da estrela da companhia, que indiscutivelmente se chama Robert Lewandowski, as águias brancas têm outros bons argumentos, especialmente na frente de ataque. Foram 33 os gols marcados na fase de apuramento, o que dá uma média superior a 3 gols por jogo e que coloca em alerta máximo todos os seus adversários neste torneio.

Pontos Fracos

Por outro lado, a Polónia não tem tantos jogadores de qualidade no seu sector mais recuado, pelo que esse poderá ser um dos principais pontos fracos desta equipa. Recorde-se ainda que apesar de terem marcado presença nas duas últimas Eurocopas, os polacos nunca conseguiram vencer uma partida na fase final desta competição.

Robert Lewandowski Polónia Euro 2016

Robert Lewandowski é a grande figura da Polónia no Euro 2016

Principais Jogadores

Robert Lewandowski marcou 13 golos na fase de qualificação pela sua seleção, é titular no poderoso Bayer Munique e é um dos melhores jogadores do Mundo hoje em dia.

A fazer parceria com Lewandowski na frente de ataque polaca estará o promissor Arkadiusz Milik. Com apenas 22 anos, o jovem avançado tem “dado cartas” no Ajax, onde já contabiliza 40 tentos apontados em 69 jogos realizados.

Na baliza qualidade também não falta, com os conceituados Lukasz Fabianski e Wojciech Szczesny a travarem uma saudável luta pela titularidade. Referência ainda para Lukasz Piszczek, defesa direito titular no Borussia Dortmund, e Grzegorz Krychowiak, que tem sido peça imprescindível no meio de campo do Sevilha.

Grupo

A Polónia ficou integrada no grupo C, juntamente com a Alemanha, a Ucrânia e a Irlanda do Norte. Partindo do princípio que os germânicos deverão conquistar o 1.º posto e que os norte irlandeses são os principais candidatos ao último lugar, polacos e ucranianos deverão lutar pelo 2.º lugar, que dá acesso direto às oitavas de final.

Qualificação

Os polacos garantiram o 2.º lugar do grupo D, somando 21 pontos, apenas menos um do que a Alemanha. A seleção polaca ficou à frente das congéneres da República da Irlanda, Escócia, Geórgia e Gilbraltar.

As águias brancas apenas por uma vez foram derrotadas, precisamente em solo germânico, por 3 a 1, mas tiveram o seu momento mais brilhante na vitória sobre essa mesma seleção alemã, em seus domínios, por 2 a 0.

Histórico em Eurocopas

Contam-se duas presenças em fases finais de campeonatos da Europa (2008 e 2012), onde a Polónia regista três empates e outras tantas derrotas, nunca tendo conseguido ultrapassar a fase de grupos.

Sublinhe-se no entanto as medalhas de bronze conseguidas nos Mundiais de 1974 e 1982.

Polónia Euro 2016

A Polónia tem uma equipa compacta, com bons atacantes na frente que marcam muitos gols

23 Convocados

O selecionador Adam Nawalka definiu a lista final para o campeonato da Europa, retirando quatro nomes da pré-convocatória que tinha feito. Pawel Dawidowicz, meia do Benfica B, caiu da lista, juntamente com Przemyslaw Tyton, goleiro do Estugarda, Maciej Rybus, meia do Terek Grozny, e Artur Sobiech, avançado do Hannover. O ala Rybus fica de fora devido a uma lesão.

Eis a lista dos 23 nomes convocados para o Euro 2016:

  • Goleiros: Artur Boruc (Bournemouth), Lukasz Fabianski (Swansea) e Wojciech Szczesny (AS Roma);
  • Defensores: Thiago Cionek (Palermo), Kamil Glik (Torino), Artur Jedrzejczyk (Legia Varsóvia), Michal Pazdan (Legia Varsóvia), Lukasz Piszczek (Borussia Dortmund), Bartosz Salamon (Cagliari) e Jakub Wawrzyniak (Lechia Gdansk);
  • Meias: Jakub Blaszczykowski (Fiorentina), Kamil Grosicki (Rennes), Tomasz Jodlowiec (Legia Varsóvia), Bartosz Kapustka (Cracóvia), Grzegorz Krychowiak (Sevilha), Karol Linetty (Lech Poznan), Krzysztof Maczynski (Wisla Cracóvia), Slawomir Peszko (Lechia Gdansk), Filip Starzynski (Zaglebie Lubin) e Piotr Zielinski (Empoli);
  • Atacantes: Robert Lewandowski (Bayern Munique), Arkadiusz Milik (Ajax) e Mariusz Stepinski (Ruch Chorzow).

11 Provável do Polónia no Euro 2016

11 Provável Polónia Euro 2016

11 Provável da Polónia no Euro 2016

Leia ainda:

Faça já sua SUPERAPOSTA no EURO2016

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Superaposta

Copyright © 2018 SuperAposta

Topo