Superaposta
Euro 2016

PORTUGAL Euro 2016

Portugal - Euro 2016

PORTUGAL Euro 2016

Portugal não entra no lote dos principais favoritos ao título no Euro 2016, onde aparecem por exemplo as congéneres da França, Alemanha e Espanha à cabeça. No entanto, a equipe das quinas tem legítimas aspirações de poder conseguir chegar longe e ser uma das agradáveis surpresas da competição.

  • Alcunha: Seleção das Quinas
  • Treinador: Fernando Santos
  • Jogador Chave: Cristiano Ronaldo
  • Presenças nas Eurocopas: 6
  • Melhor desempenho nas Eurocopas: Final (2004)
  • Ranking FIFA: 8.º (1184 pontos)
  • Ranking SuperAposta: 4 estrelas
  • Odds: 22/1 (hipóteses de vitória no Euro 2016)

Pontos Fortes

Portugal apresenta um meio-campo recheado de boas soluções. São vários os jogadores de qualidade ao dispor de Fernando Santos, que tem aqui uma boa “dor de cabeça” na gestão deste setor. Para além disso há Cristiano Ronaldo, um dos melhores jogadores do Mundo e a principal estrela da companhia.

Pontos Fracos

A crónica ausência de um goleador nato, desde os tempos de Pauleta, é um dos principais “handicaps” desta equipa. Para além disso, o facto de Portugal nunca ter conseguido vencer um torneio desta envergadura, pode ser um factor de pressão nos jogos decisivos.

Cristiano Ronaldo - Euro 2016

Cristiano Ronaldo é a principal estrela da seleção portuguesa de futebol

Principais Jogadores

Cristiano Ronaldo não é a única estrela de renome internacional da equipe portuguesa que marcará presença em solo gaulês. Não há quem fique indiferente à qualidade individual de Nani, à eficiência defensiva de Pepe ou à categoria do meia João Moutinho. A turma das quinas tem também “sangue novo” a aparecer, como são disso exemplo os casos de André Gomes, Danilo ou Renato Sanches, só para referir alguns nomes.
Fernando Santos poderá também usar e abusar da rotina que os meias William Carvalho, João Mário e Adrien têm no Sporting, apostando num meio de campo que sabe jogar de “olhos fechados”.

Grupo

Portugal ficou integrado no grupo F, juntamente com Áustria, Islândia e Hungria, que contam com 1, 0 e 2 presenças em fase finais de Eurocopas, respetivamente. Só por este dado estatístico se percebe que a time das cinco quinas é a grande favorita a seguir em frente e, se tal não acontecer, será uma enorme surpresa.

Qualificação

Portugal qualificou-se para a fase final do Euro 2016 depois de ter vencido o grupo I de forma clara, totalizando 21 pontos, resultantes de sete triunfos e apenas uma derrota. A seleção das quinas ficou à frente da Albânia (2.º com 14 pontos) e da Dinamarca (3.º com 12 pontos).

Histórico em Eurocopas

A seleção portuguesa conta 28 jogos em fases finais de Campeonatos da Europa de futebol, dos quais resultaram 15 vitórias, 5 empates e 8 derrotas, 40 golos marcados e 26 sofridos. O melhor que conseguiu foi chegar à final na edição de 2004, que se disputou em Portugal, tendo perdido o jogo decisivo para a Grécia por 1 a 0, em pleno estádio da Luz.

De resto, registo para a chegada a três semifinais, onde foi eliminada duas vezes pela França e outra pela Espanha, no desempate através da marcação de grandes penalidades, em 2012.

Renato Sanches - Euro 2016

Renato Sanches é a principal surpresa de Portugal nos convocados para o Euro 2016

23 Convocados

A principal surpresa nos convocados de Fernando Santos foi a chamada do jovem meia Renato Sanches, jogador que recentemente viu confirmada sua transferência do Benfica para o Bayern de Munique, a troco de 35€ milhões de euros + 45€ milhões (por objectivos).

As principais ausências são os lesionados Fábio Coentrão, Danny e Bernardo Silva. Igualmente de fora, mas por opção, ficaram Tiago e Miguel Veloso.

Eis a lista completa dos 23 selecionados:

  • Goleiros: Rui Patrício (Sporting), Anthony Lopes (Lyon) e Eduardo (Dínamo de Zagreb);
  • Defensores: Pepe (Real Madrid), Bruno Alves (Fenerbahçe), Ricardo Carvalho (Mónaco), José Fonte (Southampton), Vieirinha (Wolfsburgo), Eliseu (Benfica), Raphaël Guerreiro (Lorient) e Cedric Soares (Southampton);
  • Meias: William Carvalho (Sporting), Danilo Pereira (FC Porto), João Mário (Sporting), Adrien Silva (Sporting), João Moutinho (Mónaco), André Gomes (Valência), Renato Sanches (Benfica);
  • Atacantes: Nani (Fenerbahçe), Quaresma (Besiktas), Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Rafa Silva (Braga) e Éder (Lille).

11 Provável de Portugal no Euro 2016

Onze provável de Portugal no Euro2016

11 provável de Portugal no Euro2016

Leia ainda:

Faça já sua SUPERAPOSTA no EURO2016

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Superaposta

Copyright © 2018 SuperAposta

Topo