ROMÉNIA Euro 2016
A Roménia é uma das equipes teoricamente mais fracas da Eurocopa 2016. Sem referências individuais de relevo e muito longe do elenco de qualidade que apresentavam na década de 90, tudo o que os romenos conseguirem alcançar neste torneio será “lucro”.
- Alcunha: Tricolores
- Treinador: Anghel Iordanescu
- Jogador Chave: Razvan Rat
- Presenças nas Eurocopas: 4
- Melhor prestação nas Eurocopas: Quartos de final (2000)
- Ranking FIFA: 16.º (990 pontos)
- Ranking SuperAposta: 1 estrela
- Odds: 80/1 (hipóteses de vitória no Euro 2016)
Pontos Fortes
A principal “carta de apresentação” desta seleção é o facto de chegar à fase final deste torneio sem uma única derrota consentida na fase de qualificação. Com apenas dois gols sofridos na caminhada para França, a Roménia continuará certamente a apostar numa sólida e compacta organização defensiva para tentar chegar o mais longe possível no Euro.
Pontos Fracos
Para além de ter poucos atletas a jogar nos principais campeonatos europeus, não se vê no plantel romeno quem possa criar desequilíbrios ofensivos. Afastada dos grandes palcos desde o ano de 2008, a Roménia não apresenta argumentos suficientes para poder sonhar em superar a sua melhor prestação de sempre em campeonato das Europa, que foi alcançada em 2000, com a chegada às quartas de final.
Principais Jogadores
Com passagens por alguns dos melhores campeonatos da Europa, o lateral esquerdo e capitão de equipa Razvan Rat é uma das principais referências da Roménia. Um carreia de sucesso feita principalmente ao serviço dos ucranianos do Shakhtar Donetsk. Neste momento, com 34 anos de idade, Rat alinha no Rayo Vallecano, onde não tem sido titular.
No meio de campo há dois atletas que se destacam. Alexandru Maxim e Gabriel Torje, que jogam no Estugarda (Alemanha) e Konyaspor (Turquia) respectivamente. Ambos tentarão dar alguma criatividade e qualidade no último passe a esta equipe.
Na baliza, impera Ciprian Tatarusanu, guardião titular dos italianos da Fiorentina, o que por si só diz bem da sua qualidade.
Grupo
A seleção tricolor ficou colocada no grupo A, juntamente com a França, a Suíça e a Albânia. Os romenos deverão lutar com os albaneses e com os suíços pelo apuramento para as oitavas de final, onde chegam os dois primeiros colocados de cada grupo, bem como os quatro melhores terceiros.
Qualificação
Com cinco triunfos e outros tantos empates, a Roménia garantiu o apuramento direto, ficando na 2.ª posição com 20 pontos, logo atrás da Irlanda do Norte, que contabilizou 21. Os tricolores beneficiaram do facto de estar inseridos num grupo acessível e só consentiram dois gols durante toda a campanha.
No entanto e apesar de terem ficado à frente das congéneres da Hungria, Finlândia, Ilhas Faroé e Grécia, a Roménia revelou alguns problemas ofensivos, tendo apenas conseguido anotar 11 gols em 10 partidas.
Histórico em Eurocopas
A Roménia já marcou presença em quatro fases finais de campeonatos da Europa, sendo sempre eliminada na fase de grupos à exeção do ano de 2000, onde chegou às quartas de final. Nessa edição, os romenos estiveram em grande plano, ficando em 2.º lugar do grupo A e eliminando as fortes seleções de Inglaterra e Alemanha. Os tricolores apenas não tiveram “andamento” para a Itália, que foi mais forte e venceu por 2 a 0 nas quartas.

Sem grandes estrelas de renome internacional, a Roménia faz do jogo de equipe o seu principal trunfo
23 Convocados
Eis a lista completa dos 23 convocados:
- Goleiros: Ciprian Tatarusanu (Fiorentina), Costel Pantilimon (Watford) e Silviu Lung (Astra Giurgiu);
- Defensores: Cristian Sapunaru (Pandurii), Alexandru Matel (Dínamo Zagreb), Vlad Chiriches (Nápoles), Valerica Gaman (Astra Giurgiu), Dragos Grigore (Al-Sailiya), Cosmin Moti (Ludogorets), Razvan Rat (Rayo Vallecano) e Steliano Filip (Dinamo Bucarest/ROM);
- Meias: Mihai Pintilii (Steaua Bucarest), Ovidiu Hoban (Hapoël Beer Sheva), Andrei Prepelita (Ludogorets), Adrian Popa (Steaua Bucareste), Alexandru Chipciu (Steaua Bucareste), e Nicolae Stanciu (Steaua Bucareste), Gabriel Torje (Osmanlispor) e Lucian Sânmartean (Al Ittihad);
- Atacantes: Claudiu Keseru (Ludogorets), Bogdan Stancu (Genclerbirligi), Florin Andone (Cordoba) e Denis Alibec (Astra Giurgiu).
11 Provável da Roménia no Euro 2016
Leia ainda:
Faça já sua SUPERAPOSTA no EURO2016