Superaposta
Esportes Americanos

Sobre a vida e a paixão de José Fernández

Aos 24 anos, uma das maiores estrelas do beisebol, José Fernández, morre em acidente de barco

José Fernández saiu de Cuba aos 16 anos, em uma travessia clandestina. Foi de barco, em uma situação arriscada. Teve de salvar sua mãe de um afogamento em mar aberto. Arriscou tudo para viver seu sonho: ser uma estrela da Major League Baseball. Afinal de contas, ele amava aquele jogo. O beisebol também o amava.

Foi selecionado na primeira rodada do Draft, aos 19 anos. Aos 21, foi eleito o Novato do Ano da Liga Nacional. Começou melhor do que o esperado. Mas como tudo na vida, a carreira de um atleta também é imprevisível. José Fernández sofreu uma lesão no cotovelo e teve de passar por cirurgia – tendo de ficar um ano inteiro parado.

Voltou ainda melhor do que saiu. Parecia que nunca havia passado por cirurgia, tudo seguiu da mesma forma. Estava indo tão bem, que era um dos cotados de sua liga para o prêmio de melhor arremessador da temporada. Mas a vida, mais do que todas as coisas envolvidas nela, é imprevisível.

Apareceu outro barco na vida de José. Este muito mais seguro que aquele outro, da travessia clandestina. Mas como a vida é irônica e imprevisível como um jogo de Beisebol, foi num acidente de barco que a vida de José Fernández foi levada.

jose-fernandez-funeral

Uma perda enorme para o time, que perde sua maior estrela; para os cubanos, que perdem um de seus ícones de esperança – além de ser cubano e fazer o sucesso que fazia, José jogava em Miami, lugar onde há a maior comunidade cubana dos EUA; e, principalmente, para o Beisebol, que perdeu um cara que amava o jogo e o vivia sempre em sua essência.

José tinha Cuba em seu sangue. Vivia para seu povo, vivia para os Marlins e vivia para o beisebol. Vivia o beisebol. Amava o mar. O Mar que te deu a liberdade e, ironicamente, levou sua vida.

Home Run Dee Gordon emociona os Marlins

Miami Marlins e New York Mets faziam a primeira partida após a tragédia. Jogo que, originalmente, José Fernández estava escalado para ser o arremessador. Já antes de iniciar a partida, os dois times participaram de uma série de homenagens a José, o que deixou um clima emotivo no ar.

No primeiro ataque da equipe da Flórida, Dee Gordon juntou toda essa sensação e explodiu a basebola para o campo direito e anotou o home run – algo que não tinha feito nas 323 vezes que esteve no bastão durante a temporada e fez apenas oito vezes em seus seis anos de carreira. Não foi por acaso. Foi por José.

O shortstop dos Marlins não conteve as lágrimas e chorou enquanto percorria as bases. Foi acolhido por seus companheiros, que também choravam.

O clima no estádio era de pura emoção.

Até mesmo jogadores dos Mets, adversários daquela noite, se emocionaram. Travis D’Arnaud, catcher da equipe, falou em entrevista, que “quando ele estava indo para o homeplate e as lágrimas caiam, elas também escorriam em meu rosto”.

Nesta partida, todos os jogadores dos Marlins usou a camisa #16 com Fernández escrito nas costas. A mesma que o arremessador cubano. Esta foi a última vez que o número 16 foi utilizado por um jogador da equipe da Flórida, uma vez que o número será aposentado.

jose-fernandez-marlins

Aledmys Diaz anota grand slam e dedica a José

No dia 26, Aledmys Diaz viajou à Flórida para participar do funeral de José, um grande amigo de infância. Na noite seguinte, já estava de volta para ajudar sua equipe na briga por uma vaga nos playoffs.

Aledmys Diaz e José Fernández, destacados, ainda quando crianças.

Aledmys Diaz e José Fernández, destacados, ainda quando crianças.

Foi nesta partida, contra o Cincinnati Reds, que Diaz bateu um home run com as bases lotadas – o famoso grand slam, a jogada com maior pontuação do beisebol.

“Adiós, pelota!”

Quando terminou de dar a volta nas bases, o shortstop dos St. Louis Cardinals pareceu bastante emocionado e apontou os dedos para o céu, dedicando ao amigo José. Depois de voltar ao banco, fez novamente um gesto em referência ao amigo. Emocionante.

 

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Superaposta

Copyright © 2018 SuperAposta

Topo