Superaposta
Euro 2016

UCRÂNIA Euro 2016

UCRÂNIA Euro 2016

Os ucranianos sofreram bastante para marcar presença neste certame, tendo garantido o apuramento apenas nos playoffs, onde eliminaram a Eslovênia. Liderados por Mykhailo Fomenko, os amarelos e azuis tentarão desta feita ultrapassar a fase de grupos, algo que não conseguiram em 2012, quando foram co-organizadores da competição juntamente com a Polônia.

  • Alcunha: Os amarelos-azuis
  • Treinador: Mykhailo Fomenko
  • Jogador Chave: Yevhen Konoplyanka
  • Presenças em Eurocopas: 1
  • Melhor prestação em Eurocopas: Fase de grupos (2012)
  • Ranking FIFA: 27.º (845 pontos)
  • Ranking SuperAposta: 3 estrelas
  • Odds: 66/1 (hipóteses de vitória no Euro 2016)

Pontos Fortes

Com uma defesa forte e experiente, com jogadores que se conhecem muito bem entre si, a Ucrânia tentará fazer do jogo organizado e coletivo o seu grande trunfo, apostando depois na criatividade e qualidade de Yarmolenko e Konoplyanka na frente.

Pontos Fracos

A falta de rodagem nestas andanças poderá ser fatal para a Ucrânia, que tem poucos anos como país independente. Nesse período, pós-independência, a equipa ucraniana apenas participou no Europeu 2012 e no Mundial 2006, onde conseguiu a sua melhor prestação de sempre num grande torneio internacional com a chegada às quartas de final.

Yarmolenko Ucrânia Euro 2016

Yarmolenko é um dos principais jogadores da Ucrânia nesta Euro

Principais Jogadores

Yevhen Konoplyanka e Andriy Yarmolenko são as grandes figuras desta equipa. Ambos com 26 anos de idade, alinham respetivamente no Sevilha (Espanha) e Dínamo de Kiev (Ucrânia) e foram preponderantes na fase de qualificação para o Europeu 2016, tendo apontado em conjunto 8 golos.

Konoplyanka não é titular indiscutível no Sevilha, mas Yarmolenko é a grande estrela do Dínamo de Kiev. Este último leva mesmo um excelente registo na seleção, com 22 golos apontados em 55 internacionalizações.

Na baliza impera o gigante Andriy Pyatov. O atleta de 31 anos, que é dono e senhor da baliza do Shakhtar Donetsk há nove temporadas consecutivas é também um “selo de qualidade” e um garante de segurança.

Grupo

A Ucrânia vai medir forças com a Alemanha, a Irlanda do Norte e a Polônia no grupo C. Na teoria, o 1.º posto parece estar reservado para os germânicos, enquanto os norte irlandeses parecem ser os mais fortes candidatos ao último lugar, pelo que polacos e ucranianos deverão travar uma interessante luta pela 2.ª posição.

Qualificação

Como já foi referido, os ucranianos sofreram bastante para garantir o seu lugar na França. Depois de uma prestação mediana no grupo C, a Ucrânia não conseguiu melhor que a 3.ª posição (6v, 1e, 3d), ficando atrás da Espanha e Eslováquia.

Mais tarde, no playoff de acesso ao Europeu 2016, a seleção ucraniana superiorizou-se à congénere da Eslovénia, vencendo em casa por 2-0 e empatando fora (1-1). Nota de destaque para a prestação defensiva dos azuis e amarelos, que em doze jogos sofreram apenas cinco gols.

Histórico em Eurocopas

A única vez que os ucranianos tiveram oportunidade de participar numa fase final de Eurocopa até agora foi em 2012, quando co-organizaram o torneio com a Polônia. Uma vitória e duas derrotas na fase de grupos, ditaram a eliminação precoce da Ucrânia.

Konoplyanca Ucrânia Euro 2016

Konoplyanka, do Sevilla, é o “motorzinho” ucraniano

23 Convocados

O goleiro Dominik Livaković, o defensor Duje Ćaleta-Car e os meias Domagoj Antolić e Alen Halilović saíram dos pré-convocados da Croácia e não vão marcar presença no Euro 2016.

Eis a lista final dos 23 convocados da Croácia:

  • Goleiros: Andriy Pyatov (Shakhtar Donetsk), Denys Boyko (Besiktas/Tur) e Mykyta Shevchenko (Zorya Lugansk);
  • Defensores: Vyacheslav Shevchuk (Shakhtar Donetsk), Yaroslav Rakitskyi (Shakhtar Donetsk), Oleksandr Kucher (Shakhtar Donetsk), Bogdan Butko (Shakhtar Donetsk), Yevgen Khacheridi (Dynamo Kiev) e Artem Fedetskyi (Dnipro Dnipropetrovsk);
  • Meias: Anatoliy Tymoshchuk (Kairat/Caz), Taras Stepanenko (Shakhtar Donetsk), Viktor Kovalenko (Shakhtar Donetsk), Ruslan Rotan (Dnipro Dnipropetrovsk), Yevgen Konoplyanka (Sevilha/Esp), Sergiy Rybalka (Dinamo Kiev), Denys Garmash (Dinamo Kiev), Sergiy Sydorchuk (Dinamo Kiev), Andriy Yarmolenko (Dinamo Kiev), Oleksandr Karavayev (Zorya Lugansk) e Oleksandr Zinchenko (Ufa/Rus);
  • Atacantes: Roman Zozulya (Dnipro Dnipropetrovsk), Pylyp Budkivskyi (Zorya Lugansk) e Yevgen Seleznyov (Shakhtar Donetsk).

11 Provável do Croácia no Euro 2016

11 Provável da Ucrânia no Euro 2016

11 Provável da Ucrânia no Euro 2016

Leia ainda:

Faça já sua SUPERAPOSTA no EURO2016

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Populares

Superaposta

Copyright © 2018 SuperAposta

Topo